sábado, outubro 07, 2006

Era uma estrela - Gonçalo Almeida


Era uma estrela…

No meio do mar, no fundo da terra, uma sala…

E na escuridão absoluta das suas quatro simétricas paredes…uma estrela

Era uma estrela, uma luz, no centro da sala…


Mónica e eu tínhamos encontrado este lugar por engano…

Tínhamos encontrado uma estrela…

A minha companheira contemplava a luz de forma mórbida…


Em três fragmentos espaciais, olhei na direcção da sua cara…

A sua pupila dilatava lentamente e preenchia todo o espaço de seus olhos…

Senti e passou…

Mónica enfrenta-me com olhos negros como pérolas raras….



Estava na altura de procurarmos outro lugar…


Nós éramos anjos, ou robots…

Flores ou aranhas…


Éramos como galáxias gémeas e inexploradas…

E, sobretudo, voávamos e viajávamos como a poeira da história…


Havia algum tempo…

Um dia, eu pude ver o monstro…

Mónica pediu-me que não revelasse a verdade, sobre o infinito e o que vem depois…

Estou agora preso…

Preso a um impulso, sem formas nem cores, mas que me conserva…

Gonçalo almeida, em "Nós"